Um Catecismo Zoroastriano



Chidag Andarz i Poryotkeshan: Um Catecismo Zoroastriano Conselhos dos Antigos Sábios, também conhecido como 'O Livro do Conselho de Zartosht' § Pesquisa: Prior, Jonex Almeida | IRMANDADE ZOROASTRIANA BRASIL Trecho traduzido por RC Zaehner, Teachings of the Magi , pp. 20-28. Texto em {} adicionado por JHP para esclarecimento. A data deste texto pahlavi é incerta. Nas palavras de Zaehner, "resume sucintamente toda a doutrina zoroastriana: é o que todo menino e menina de quinze anos deve saber antes de receber o cinto sagrado {kusti}". (2) Agora é a fé que busca as causas palpáveis ​​e como são e, então, atua como mediadora por meio da razão (as transmite). Portanto, deve-se saber sem ousar duvidar: "Eu vim do mundo invisível, nem fui (sempre) deste mundo. Fui criado e não fui (sempre). Eu pertenço a Ohrmazd, não a Ahriman. Eu pertença aos deuses {Yazads}, não aos demônios {Devs}, aos bons, não aos maus. Eu sou um homem, não um demônio, uma criatura de Ohrmazd, não de Ahriman. Minha linhagem e linhagem são de Gayomard . Minha mãe é Spandarmad, (a Terra), e meu pai é Ohrmazd. Minha humanidade é de Mashye e Mashyane que foram a primeira semente e descendência de Gayomard. (3) Desempenhar minha função e cumprir meu dever significa que devo acredite que Ohrmazd é, foi e sempre será, que seu reino é imorredouro, e que ele é infinito e puro, e que Ahriman não é, e é destrutível;que eu mesmo pertenço a Ohrmazd e seus Bounteous Immortals {Amesha Spentas}, e que não tenho nenhuma conexão com Ahriman, os demônios e seus associados. (4) Meu primeiro (dever) na terra é confessar a Religião, praticá-la e participar de sua adoração e ser constante nela, para manter a Fé na Boa Religião dos adoradores de Ohrmazd sempre em meu mente, e para distinguir o lucro da perda, o pecado das boas obras, o bem do mal, a luz das trevas e a adoração de Ohrmazd da adoração dos demônios {Devs}. (5) Meu segundo (dever) é tomar uma esposa e procriar uma descendência terrena, e ser árduo e constante nisso. (6) Meu terceiro (dever) é cultivar e arar o solo; (7) meu quarto é tratar todo o gado com justiça; (😎 meu quinto para gastar um terço dos meus dias e noites frequentando o seminário e consultar a sabedoria dos homens santos, para gastar um terço dos meus dias e noites lavrando o solo e tornando-o frutífero, (9) Não devo ter dúvidas de que o lucro surge das boas obras e a perda do pecado, que meu amigo é Ohrmazd e meu inimigo Ahriman, e que só existe um caminho religioso . (10) (Este) um caminho (é aquele) de bons pensamentos, boas palavras e boas ações, (o caminho do) Céu, da luz e da pureza, do Criador Infinito, Ohrmazd, que sempre foi e sempre será . (11) (Há também) a outra maneira de pensamentos maus, palavras más e ações más, (o caminho das) trevas e da finitude, miséria absoluta, morte e maldade que pertencem ao maldito Espírito Destrutivo (Ahriman ) que uma vez não estava nesta criação e novamente não estará na criação de Ohrmazd, e que no final será destruído. (12) Não devo ter dúvidas de que existem dois primeiros princípios, um o Criador e o outro o Destruidor. (13) O Criador é Ohrmazd que é todo bondade e toda luz: (14) e o Destruidor é o maldito Espírito Destrutivo que é todo perverso e cheio de morte, um mentiroso e enganador. (15) Da mesma forma, não devo ter dúvidas de que todos os homens são mortais, exceto apenas Soshyans e os sete reis (que o ajudam). (16) Não devo ter dúvidas de que a alma (jan) será separada (do corpo) e que o corpo (ele mesmo) será dissolvido. (Nem posso duvidar) do julgamento de três noites (da alma na morte), [a ressurreição dos mortos e do Corpo Final] a travessia da Ponte do Requiter {Chinwad}, a vinda dos Soshyans, a ressurreição de os mortos e o corpo final. (17) Devo (além) observar a lei da cavalaria ( erih ) e a Religião dos Antigos, e (devo) preservar meus pensamentos em retidão, minha língua na verdade e minhas mãos em fazer o que é bom. (18) Com todos os homens de bem devo observar a lei da cavalaria, (19) paz e concórdia em todas as boas ações que faço. (20) No meu trato com o bem (devo) sempre me comportar de acordo com a justiça e os ditames da Boa Religião. (21) Com quem quer que seja, no passado, presente e futuro, devo agir em uma virtude comum e em uma justiça comum ( ham-datastan ). (22) As boas ações realizadas por causa da Lei têm um valor mais alto do que aquelas realizadas por amor próprio, e por elas a salvação está mais garantida. (23) Declaro que recebi a Boa Religião dos adoradores de Ohrmazd e não tenho dúvidas quanto a ela, nem para qualquer conforto corporal ou espiritual (que possa trazer), nem para uma vida agradável ou longa, nem ainda porque (eu sei disso) minha consciência precisa se separar de meu corpo. Nunca vou apostatar da Boa Religião dos adoradores de Ohrmazd, e não tenho dúvidas a respeito disso. Não aprovo nem respeito outras religiões, nem lhes dou crédito. (24) Pois é claro que dos pensamentos, palavras e ações são as ações (apenas) que são o critério: (25) pois a vontade é instável, o pensamento é impalpável, mas as ações são palpáveis ​​de fato, (26) e por as ações que os homens fazem 

Comentários

Postagens mais visitadas